terça-feira, 22 de setembro de 2009

22 ANOS DO SWELL "DA LATA"

Da Lata - Uma coisa muito boa, da melhor qualidade. A expressão surgiu na primavera de 1987, quando um navio cargueiro de bandeira panamenha, de nome "Solana Star", proveniente das Filipinas, se viu em apuros na costa brasileira e jogou ao mar mais de 20 mil latas de maconha (1,5 kg cada) que invadiram as praias da região sul e sudeste, num verdadeiro swell. Como a maconha era de excelente qualidade, a expressão da lata passou a ser sinônimo de qualquer coisa muito boa. E o verão de 1988 ficou conhecido, no Brasil, como o verão da lata.
(Dicionário do Surf - A Língua das Ondas)
O navio Solana Star foi confiscado em 1987 permanecendo por dois anos ancorado no arsenal de marinha. Em junho de 1989 foi arrematado em leilão e ia ser transformado em um iate de luxo mas acabou sendo um atuneiro, rebatizado de Tunamar. Naufragou a 2 milhas de Cabo Frio, em sua primeira viagem de trabalho na região dos lagos, em 11 de outubro de 1994, devido à más condições do tempo, segundo os tripulantes, por excesso de peso.Vinte e dois tripulantes sobreviveram, outros dois morreram e nove ficaram desaparecidos no interior do navio.


Fernanda Abreu e Herbert Vianna.

Um comentário:

Tomas Oberst Kadgien disse...

Oi Fernando gostaria de te convidar a conhecer nossa lojinha de surf no Pantano do Sul e ver a posibilidade de oferecer o dicionario lá....
estamos ao lado do basar miranda todas as tardes (Instituto Ilhas do Brasil)
abraço
Tomas